Passagem do Grupo-Base da EACF

Após 13 meses à frente da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), o Grupo-Base Ferraz, que inaugurou a nova casa do Brasil na Antártica, passou suas funções para o Grupo-Base Polaris, chefiado pelo Capitão de Fragata (FN) Newman Alexander Vettorazzo.

A cerimônia foi realizada no dia 4 de dezembro, no Pátio da Bandeira localizado em frente à Estação, e foi presidida pelo Capitão de Mar e Guerra (FN) Paulo César Galdino de Souza, Assessor de Planejamento Estratégico do Programa Antártico Brasileiro e ex-Chefe da EACF.

O evento contou com a presença de uma pequena representação das tripulações do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” e do Navio Polar “Almirante Maximiano”, que se encontram na Baía do Almirantado para realizar o reabastecimento e outras tarefas logísticas necessárias ao funcionamento da Estação. Também participaram da cerimônia os servidores civis do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, militares do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha, do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão e do Centro de Tecnologia da Informação da Marinha, que estão apoiando as atividades de comissionamento e manutenção da EACF.

A realização do evento levou em consideração todos os cuidados sanitários necessários para evitar a disseminação do novo coronavírus. Um dos grandes desafios desta primeira fase da 39a Operação Antártica (OPERANTAR XXXIX) foi o estrito cumprimento dos protocolos de saúde específicos para a missão, a fim de garantir a segurança do pessoal envolvido e impedir que o vírus ingresse na Antártica, o único continente não atingido pela pandemia de SarsCoV-2.

blank
Passagem do Grupo-Base da Estação

Fonte: Nomar

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui