No dia 4 de fevereiro de 2022, o 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), Batalhão General Couto de Magalhães, realizou uma solenidade militar de passagem de comando, na qual o Coronel Marton Daniel Grala transmitiu o cargo ao Coronel Carlos Alexandre Bastos de Vasconcellos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estiveram presentes ao evento o Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva; o General de Exército Enzo Martins Peri, antigo Comandante do Exército Brasileiro e do Batalhão; o General de Exército Italo Fortes Avena, antigo Chefe do Departamento de Engenharia e Construção; o General de Divisão Jamil Megid Júnior, antigo Vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção; o Chefe do Centro de Coordenação de Operação do Comando Militar do Oeste, General de Brigada Valério Luiz Lange; o Comandante da 11ª Região Militar e antigo Comandante do Batalhão, General de Brigada Paulo Afonso Bruno de Melo; o Comandante da 13º Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima; o Comandante do 3º Grupamento de Engenharia, Coronel Luis Cláudio Brion Cardoso; a Superintendente do Patrimônio da União no Mato Grosso, Lucimara Rodrigues Cordeiro Tavares; e os Coronéis Hélio Mathias Pereira e Roberto Tailor Souza da Silva, antigos Comandantes do Batalhão; dentre outras autoridades civis e militares.

A solenidade de passagem de Comando, iniciou-se com a inauguração do retrato no Espaço Cultural Coronel Ismar Cordeiro Guedes Vaz, na qual o Coronel Grala, juntamente com a sua esposa, Daniela do Nascimento Grala, fizeram o descerramento da foto. Durante a cerimônia o Coronel Grala foi agraciado com título de Cidadão Mato-Grossense, entregue pelo Deputado Estadual de Mato Grosso, Wilson Santos.

Na formatura, foi realizada a leitura da referência elogiosa do Coronel Grala, enfatizando o seu excelente trabalho realizado no Batalhão, e também, a leitura do curriculum vitae do Coronel Vasconcellos. Logo após, ocorreu o ato solene da transmissão de comando, revista à tropa, e em seguida, o desfile ao novo comandante do 9º BEC.

Fonte: 9º Batalhão de Engenharia de Construção

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).