O dia 26 de abril foi marcado, na Brigada de Infantaria Pára-quedista, pela solenidade de passagem de Comando do General de Divisão Helder de Freitas Braga, para o General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fizeram-se presentes os Generais de Exército Fernando Azevedo e Silva, antigo Ministro de Estado da Defesa e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista; Luis Carlos Gomes Mattos, Presidente do Superior Tribunal Militar e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista; Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante Militar do Sudeste; José Eduardo Pereira, Comandante Militar do Leste; o Almirante de Esquadra Jorge Armando Nery Soares, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais; além dos Generais de Exército Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, antigo Ministro do Superior Tribunal Militar e eterno Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista e dos Antigos Integrantes do Alto Comando do Exército, Generais de Exército Américo Salvador de OliveiraGuilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira e Carlos Alberto Neiva Barcellos. Também prestigiaram o evento os Antigos e Eternos Águias-Uno, e diversas autoridades civis e militares.

Com a presença dos familiares dos Comandantes substituído e substituto, o evento teve seu início com a cerimônia de inauguração do retrato do General Helder na Galeria dos Eternos Comandantes. Na sequência, no Campo de Parada Pioneiros Paraquedistas, foi realizada a formatura de Passagem de Comando. Em seguida, após uma demonstração de salto livre realizada pela Equipe de Salto Livre (os Cometas) e de salto livre operacional com militares da Companhia de Precursores Pára-quedista e do Comando de Operações Especiais, a formatura teve seu desfecho com o desfile da Tropa Aeroterrestre em continência ao seu novo Comandante, General Fructuoso.

Fonte: Comando da Brigada de Infantaria Pára-Quedista

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).