A celebração dos 30 anos do Reator Nuclear IPEN/MB-01, na sexta-feira, 9, foi marcada pela entrega do novo núcleo com elementos combustíveis do tipo placa, idênticos ao que serão utilizados no Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), cujo projeto está em início de execução pela CNEN. Com a presença de autoridades, a cerimônia, realizada no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni, foi um misto de reverência ao passado – três décadas de operação do IPEN/MB-01 desde a sua primeira criticalidade – e de otimismo quanto ao futuro, com as perspectivas de simular a física de nêutrons do núcleo do RMB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A mudança na geometria do núcleo – antes composto de varetas combustíveis – foi operada pelo Centro de Engenharia Nuclear (CEN) do IPEN. Em seu pronunciamento, Ulisses D’Utra Bitelli, gerente adjunto de Operação do Reator IPEN/MB01, fez um breve retrospecto dos 30 anos e agradeceu a todos os operadores que fizeram parte dessa marca histórica para o Instituto e para a energia nuclear no Brasil. “Essa celebração é resultado de muita dedicação dos operadores, aos quais presto homenagem. Ao primeiro time, destaco a dedicação na operação do núcleo antigo. Aos que trabalham no novo núcleo, destaco o entusiasmo”, disse.

Ressaltando que “tecnologia própria é independência”, Wilson Aparecido Parejo Calvo, superintendente do IPEN, iniciou seu discurso fazendo alusão à história do IPEN para explicar o percurso desses 30 anos do Reator IPEN/MB-01, segundo suas palavras “uma instalação nuclear imprescindível às comunidades científicas e tecnológicas nacionais internacionais, em diversas áreas de pesquisa”. Calvo destacou ainda a parceria entre o CEN e o Centro do Combustível Nuclear (CCN) na produção dos 19 elementos combustíveis tipo placa, com 20% de enriquecimento de Urânio-235, para o novo núcleo.

O superintendente encerrou seu pronunciamento salientando o “papel fundamental” do IPEN na consolidação do empreendimento RMB. Dizendo-se “honrado” por representar os servidores, os colaboradores e os alunos do Instituto, Calvo agradeceu ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), ao Ministério da Saúde (MS), à CNEN, à Finep, às Indústrias Nucleares do Brasil (INB), à Fundação Patria, à Amazul, ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e ao Gabinete de Segurança da Presidência da República pelas “profícuas cooperações em prol do RMB”.

“Quero agradecer com veemência a todos os profissionais que trabalharam imensamente nesses 30 anos de operação segura do Reator Nuclear de Pesquisa IPEN/MB-01. Tecnologia própria é independência”, concluiu.

Homenagens

Durante a cerimônia, Ulysses D’Utra Bitelli recebeu certificados de transferência de siliceto de urânio enriquecido a 20% da fabricação dos 19 elementos combustíveis do novo núcleo do IPEN/MB-01. Pesquisadores, tecnólogos e técnicos que contribuíram para a história dos 30 anos do Reator e os que participam dessa nova fase também foram homenageados. Um representante de cada uma das cinco áreas de atuação (física de reatores; licenciamento; operação; combustível nuclear e proteção radiológica) recebeu certificado do superintendente Wilson Calvo, em nome das equipes.

Pelo grupo de física de reatores, recebeu o certificado Adimir dos Santos; de licenciamento, José Eduardo Rosa da Silva; de operadores, Rogério Jerez; de combustível nuclear, Elita Fontenele Urano de Carvalho; e de proteção radiológica, Katia Fonseca Normaton.

Após as homenagens, o presidente da CNEN, Paulo Roberto Pertusi, representando o ministro Gilberto Kassab (MCTIC), Carlos Alberto Baldan, assessor técnico da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, AE Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DNTM), e Oswaldo Massambani, superintendente da Finep-SP, se pronunciaram parabenizando o IPEN e ressaltando a sua importância para o Programa Nuclear Brasileiro.

Em seguida, Pertusi, AE Bento Costa e Wilson Calvo descerraram a placa comemorativa dos 30 anos do Reator IPEN/MB-01. A celebração encerrou-se com a visita às instalações do Reator, seguida de um coquetel na Sala de Seminários do CEN.

Wilson Calvo, Paulo Roberto Pertusi, AE Bento Costa, representando o comandante da Marinha, AE Eduardo Bacellar Ferreira, Carlos Alberto Baldan,  representando o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Vinicius de Almeida Camarinha, Oswaldo Massambani, representando o presidente da Finep, Marcos Cintra C. de Albuquerque; Marcos Nogueira Martins, diretor do Instituto de Física da USP, representando Vahan Agopyan, e José Carlos Bressiani, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da CNEN, compuseram a mesa de autoridades.

Ana Paula Freire, jornalista MTb 172/AM

Assessoria de Comunicação Institucional
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).