Na manhã do dia 29 de agosto, a cidade de Maceió foi palco de um evento de grande significância para a comunidade militar. A Catedral Metropolitana de Maceió, dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da encantadora capital alagoana, ficou lotada. Representantes das Forças Armadas, auxiliares e fiéis locais se reuniram para a Santa Missa alusiva à Páscoa dos Militares, uma tradição que já tem décadas.
A celebração teve como destaque a presença do Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony, que junto aos capelães das forças armadas, conduziu a missa com grande devoção. Além da espiritualidade, o evento também foi um momento de reencontro entre velhos amigos e criação de novos laços. Para muitos militares, foi um momento de alegria e de reafirmação da fé.
Capelão Padre Jailson: Uma Presença Inspiradora
O Capelão Padre Jailson, que veio de Natal representando o Comando do 3º Distrito Naval, também marcou presença nessa celebração significativa. Sua atuação inspiradora e o compromisso com a propagação da Palavra de Deus não passaram despercebidos. Marcelo Barros, editor do Defesa em Foco, teve a oportunidade de cumprimentar pessoalmente o Padre Jailson, reconhecendo e agradecendo pela nobre missão de acolher e levar bênçãos a nossos militares.
Tradição da Páscoa Militar
Mas você sabe por que os militares celebram a Páscoa em uma data diferente do calendário cristão tradicional? A resposta nos leva ao período logo após a Segunda Guerra Mundial. Iniciada em 1945, essa comemoração especial se deu porque muitos militares estavam em campos de batalha durante a tradicional Páscoa cristã. Assim, ao retornarem, optaram por celebrar a data em um momento distinto, marcando não apenas a ressurreição de Cristo, mas também a esperança e o recomeço após um período tão turbulento da história.
Outras Celebrações pela Cidade
Maceió se vestiu de fé para a Páscoa dos Militares. Além da Catedral Metropolitana, outros locais também se destacaram em celebrações. Na Assembleia de Deus Stella Maris, o culto foi liderado pelo Maj Pr Adson Araújo Costa, Capelão Militar do CMNE.
Já no Auditório do 59° BI Mtz, sob a coordenação do Sgt Christian, houve uma reunião espírita. Em todos esses locais, autoridades militares e civis, bem como os Capelães Militares da Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar de Alagoas e Corpo de Bombeiros de Alagoas, marcaram presença, evidenciando a importância da data para a Família Militar.
Que Deus continue a abençoar esses bravos homens e mulheres que dedicam suas vidas ao serviço do país e que, em meio aos seus compromissos, encontram tempo para celebrar a fé e a comunhão.
Fotos: Com Soc 59° BI Mtz, Com Soc CPAL e Com Soc PMAL