No dia 5 de janeiro, o Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar (Pq R Mnt/12) realizou a cerimônia de inumação de cinzas do antigo comandante, Coronel Luiz Carlos Guimarães Motta, no Bosque de Antigos Comandantes e Diretores do Pq R Mnt/12. As cinzas foram colocadas na árvore plantada em sua homenagem pela esposa Adir Paiva Motta, em novembro de 2019. A família atendeu a um desejo do ex-comandante, falecido em 14 de dezembro de 2021, de retornar para o estado do Amazonas e para o aquartelamento com o qual tinha um sentimento de apreço especial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Coronel Motta, então Major Motta, comandou a 12ª Companhia de Material Bélico no período de 18 de abril de 1978 a 22 de janeiro de 1981. Durante seu comando, foi criado, por decreto, em 6 de dezembro de 1978, a partir da unificação da 12ª Companhia de Material Bélico e da 1ª Companhia de Engenharia, Depósito e Manutenção, o Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar, “Parque de Manutenção Mello e Póvoas”.

Representando a família, o Coronel veterano Pires fez uso da palavra e agradeceu, muito emocionado, ao comando da organização militar, pela oportunidade de realizar o desejo do ex-comandante falecido de ter suas cinzas depositadas na Amazônia. O Comandante, Coronel Bordeaux, destacou que a Instituição Exército Brasileiro sempre estará de portas abertas à família militar e que é uma honra para o Pq R Mnt/12 poder atender ao desejo do seu eterno comandante, acolhendo suas cinzas no interior do aquartelamento.

Durante o evento, a esposa do Coronel Bordeaux, Sra. Adriana e as esposas do Tenente-Coronel Josiel e Primeiro-Sargento Herbet, Sra. Vanessa e Sra. Tallita, entregaram à Sra. Adir e às filhas Roseli e Rosângela, uma semente de Mangiribá. A espécie é a mesma da árvore plantada no Bosque dos Antigos Comandantes/Diretores do Pq R Mnt/12, e a semente foi entregue como lembrança e símbolo da esperança e continuidade do exemplo do ex-comandante para as próximas gerações. Estiveram presentes na despedida, familiares, amigos e veteranos que serviram com o Coronel Motta.

Fonte: Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).