No dia 9 de dezembro, o Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar (Pq R Mnt/12) promoveu o 4º turno do Estágio de Emprego e Manutenção de Optrônicos – Óculos de Visão Noturna (OVN), do Programa Estratégico do Exército: Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A capacitação de pessoal contou com a participação de mais de 80 representantes de organizações militares (OM) do Comando Militar da Amazônia (CMA) e teve como objetivo aprender e praticar os conhecimentos adequados no que tange ao emprego e manutenção dos equipamentos de visão noturna, visando à futura multiplicação do conhecimento sobre a manutenção do material.

O Monóculo de Visão Noturna Netro (NKU) é um equipamento de origem indiana que utiliza a tecnologia de amplificação da luz residual, praticamente imperceptível ao olho humano, possibilitando realizar operações em ambientes escuros. O equipamento possibilita desenvolver atividades peculiares em ambientes privados de iluminação adequada, tornando seu uso um diferencial para o sucesso das missões.

Na oportunidade, foi instalada na seção de óptica do Parque 12, uma bancada de manutenção de fluxo laminar, que serve para realizar a manutenção em diversos escalões dos equipamentos ópticos.

O Diretor do Pq R Mnt/12, Coronel Bordeaux e o Subdiretor Tenente-Coronel Josiel, acompanharam a jornada de instruções do estágio. O gestor do Projeto SISFRON no CMA, Coronel Luciano, também participou das atividades.

Fonte: Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).