Parlamentares visitam às instalações do Programa Forças no Esporte (PROFESP)

Em um dia marcante, 29 de abril, o Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) recebeu a ilustre visita da Deputada Federal Chris Tonietto e do Deputado Estadual Márcio Gualberto. Os parlamentares, que são membros das comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Segurança Pública, respectivamente, foram recepcionados com honras militares, refletindo a estreita relação entre as Forças Armadas e o Poder Legislativo.

Acompanhamento de treinamento inovador

blank
Deputada Federal Chris Tonietto ressalta o importante progresso da inclusão feminina no Corpo de Fuzileiros Navais

Durante a visita, foi apresentada uma Demonstração Operativa pelos alunos do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), destacando-se a participação das primeiras mulheres Aprendizes-FN. Esta inclusão é um marco histórico para o Corpo de Fuzileiros Navais, simbolizando um avanço significativo na diversidade e na igualdade dentro das forças armadas.

Impressões e impactos da visita

A Deputada Chris Tonietto e o Deputado Márcio Gualberto expressaram grande admiração pelo alto nível de profissionalismo e competência observados durante a visita. Eles destacaram a importância de uma formação robusta e inclusiva para os futuros soldados, ressaltando como o CIAMPA está na vanguarda da formação militar com a inclusão de mulheres nas suas fileiras.

Fortalecimento de laços e reconhecimento do legislativo

A visita reforçou os laços entre as Forças Armadas e o Poder Legislativo, sublinhando o reconhecimento do trabalho excepcional realizado pelo CIAMPA na preparação dos futuros defensores da nação. Este evento também destaca a importância da visibilidade legislativa no acompanhamento e suporte às iniciativas de modernização e inclusão dentro das forças armadas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).