A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) abriu novas portas para o futuro da logística fluvial brasileira ao receber, em 20 de março de 2024, representantes de alto escalão da Marinha do Brasil, marcando um momento significativo de colaboração entre as entidades. O encontro teve como objetivo principal a apresentação do Plano Geral de Outorgas Hidroviário (PGO), uma iniciativa pioneira para o avanço da infraestrutura hidroviária do país.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Um Marco na Infraestrutura Hidroviária
Durante a reunião, foram discutidos detalhes sobre os projetos das hidrovias de Lagoa Mirim, Paraguai, Madeira e Barra Norte, áreas estratégicas para o desenvolvimento logístico e econômico nacional. O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, ressaltou a importância desses projetos, considerando as hidrovias como “a última fronteira para o desenvolvimento da infraestrutura” brasileira.
Diretrizes Claras para o Futuro
Uma das diretrizes mais significativas apresentadas foi a relativa à cobrança de frete nas hidrovias, que só será implementada após a operacionalização efetiva dos concessionários vencedores dos leilões. Essa medida assegura que os custos de transporte não superem os valores atuais, promovendo um desenvolvimento justo e acessível. A política visa garantir a competitividade e a viabilidade econômica dos transportes fluviais, sem onerar excessivamente os usuários finais.
Presenças Ilustres e Engajamento Mútuo
A reunião contou com a presença do diretor-geral da Agência, Eduardo Nery; os diretores Wilson Lima Filho e Alber Vasconcelos; representantes da Secretaria Especial de Estudos e Projetos, e de Concessões; além do Contra-Almirante Dino Avila Busso, subchefe de Assuntos Marítimos do Estado-Maior da Armada, e outros representantes dos distritos navais, da Diretoria de Portos e Costa (DPC) e da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha.
Um Caminho Conjunto para o Desenvolvimento
Esta primeira reunião de coordenação entre a ANTAQ e a Marinha em 2024 estabelece um marco no compromisso compartilhado de promover o desenvolvimento sustentável e integrado das vias navegáveis do Brasil. Ao trabalhar juntas, essas instituições estão não apenas definindo o futuro da infraestrutura hidroviária, mas também reforçando a segurança, a eficiência e a sustentabilidade do transporte aquaviário no país.
O esforço conjunto entre a ANTAQ e a Marinha do Brasil ilustra um modelo de colaboração que pode servir de exemplo para outras áreas da administração pública, demonstrando como a cooperação interinstitucional é vital para superar os desafios de desenvolvimento nacional e garantir um futuro próspero para a logística e infraestrutura brasileiras.