A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) abriu novas portas para o futuro da logística fluvial brasileira ao receber, em 20 de março de 2024, representantes de alto escalão da Marinha do Brasil, marcando um momento significativo de colaboração entre as entidades. O encontro teve como objetivo principal a apresentação do Plano Geral de Outorgas Hidroviário (PGO), uma iniciativa pioneira para o avanço da infraestrutura hidroviária do país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um Marco na Infraestrutura Hidroviária

Durante a reunião, foram discutidos detalhes sobre os projetos das hidrovias de Lagoa Mirim, Paraguai, Madeira e Barra Norte, áreas estratégicas para o desenvolvimento logístico e econômico nacional. O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, ressaltou a importância desses projetos, considerando as hidrovias como “a última fronteira para o desenvolvimento da infraestrutura” brasileira.

Diretrizes Claras para o Futuro

Uma das diretrizes mais significativas apresentadas foi a relativa à cobrança de frete nas hidrovias, que só será implementada após a operacionalização efetiva dos concessionários vencedores dos leilões. Essa medida assegura que os custos de transporte não superem os valores atuais, promovendo um desenvolvimento justo e acessível. A política visa garantir a competitividade e a viabilidade econômica dos transportes fluviais, sem onerar excessivamente os usuários finais.

Presenças Ilustres e Engajamento Mútuo

A reunião contou com a presença do diretor-geral da Agência, Eduardo Nery; os diretores Wilson Lima Filho e Alber Vasconcelos; representantes da Secretaria Especial de Estudos e Projetos, e de Concessões; além do Contra-Almirante Dino Avila Busso, subchefe de Assuntos Marítimos do Estado-Maior da Armada, e outros representantes dos distritos navais, da Diretoria de Portos e Costa (DPC) e da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha.

Um Caminho Conjunto para o Desenvolvimento

Esta primeira reunião de coordenação entre a ANTAQ e a Marinha em 2024 estabelece um marco no compromisso compartilhado de promover o desenvolvimento sustentável e integrado das vias navegáveis do Brasil. Ao trabalhar juntas, essas instituições estão não apenas definindo o futuro da infraestrutura hidroviária, mas também reforçando a segurança, a eficiência e a sustentabilidade do transporte aquaviário no país.

O esforço conjunto entre a ANTAQ e a Marinha do Brasil ilustra um modelo de colaboração que pode servir de exemplo para outras áreas da administração pública, demonstrando como a cooperação interinstitucional é vital para superar os desafios de desenvolvimento nacional e garantir um futuro próspero para a logística e infraestrutura brasileiras.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).