Parceria entre CMM e IPqM para ativação do Laboratório de Calorimetria produz seus primeiros resultados

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No dia 19 de novembro, a parceria de transferência e operacionalização dos novos microcalorímetros do Laboratório de Calorimetria do Centro de Munição da Marinha (CMM) para as instalações do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) apresentou os primeiros resultados de testes de estabilidade química de pólvora.

Enquanto os testes tradicionais determinam a qualidade do propelente pela análise do desprendimento de gases nitrosos da amostra e permitem assegurar sua validade por apenas 1 ano, a opção da Marinha pela microcalorimetria permite avaliar o envelhecimento do propelente e determinar seu tempo de vida seguro por até 8 anos.

blank
Militar analisa resultado do teste

O encerramento da fase de calibração e os resultados produzidos elevam a segurança e confiabilidade das análises de estabilidade dos materiais do símbolo de jurisdição “J” realizados pelo CMM e possibilitam ao IPqM ampliar suas pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços para a Força e em potenciais acordos externos de cooperação.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas