Na manhã da segunda-feira (12), o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, proferiu palestra a 61 Oficiais-Generais da ativa, no Quartel General do Exército, na capital federal. Para a plateia, composta também por membros do Alto-Comando do Exército e generais da guarnição de Brasília, o Ministro avaliou o papel da Pasta da Defesa na evolução das relações civis-militares no País.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura da atividade foi feita pelo Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Na ocasião, ele destacou que palestra teve a intenção de promover a interação e o diálogo dos oficiais de mais alto nível da Força Terrestre sobre assuntos que sinalizam para a visão de presente e de futuro da Instituição.

O Ministro apresentou a sua visão sobre o papel da Pasta na evolução do pensamento estratégico nacional, permitindo o debate sobre temas dentro da área de atuação constitucional das Forças Armadas. Palestra semelhante já foi proferida pelo Ministro da Defesa a Brigadeiros e, posteriormente, será ministrada a Almirantes.

Foto: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).