Operação Yanomami: Marinha do Brasil transporta gerador de energia por meio de carga externa na Amazônia

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Na última terça-feira (28/02), o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), da Marinha do Brasil, realizou uma operação na região de Surucucu (RR), na Amazônia, transportando um gerador de energia por meio de carga externa. A missão foi realizada em apoio à Operação Yanomami.

O trajeto, que se estendeu por cerca de 177 milhas náuticas (330 quilômetros), foi necessário devido às dificuldades de acesso terrestre e fluvial na região. O Esquadrão HU-41 é responsável por diversas missões, entre elas o transporte de carga e de tropa, Busca e Salvamento (SAR), Evacuação Aeromédica (EVAM) e inspeção dos rios e costa marítima do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.

A aproximação para pouso na região de Surucucu apresenta diversas particularidades, como a altitude do local, que influencia negativamente na potência do motor, a pista em aclive e o terreno montanhoso ao redor, o que pode dificultar a visualização da pista em condições meteorológicas adversas. No entanto, a pista está em fase final de manutenção para possibilitar pousos de aeronaves de asas fixas de categoria média, contribuindo para o aumento do fluxo logístico significativo para atendimento das comunidades indígenas.

O sucesso da operação foi resultado da cooperação entre a Marinha do Brasil (MB), o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB), que emprestaram capacidades operacionais para a missão.

A Operação Yanomami tem como objetivo a defesa da soberania nacional e a proteção da população e do território brasileiro na região da Amazônia. A atuação conjunta das Forças Armadas é fundamental para o êxito das missões em áreas remotas e de difícil acesso na região.

Esquadrão HU-41

O Esquadrão HU-41, subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, está sediado na Base Aérea de Belém (BABE) e realiza diversas missões, entre elas o transporte de carga e de tropa, Busca e Salvamento (SAR), Evacuação Aeromédica (EVAM) e inspeção dos rios e costa marítima do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas