A Operação “Verde Brasil 2” apreendeu, no dia 8 de janeiro, mais uma embarcação irregular que transportava cerca de 600 metros cúbicos de madeira. A ação foi realizada pelo Navio-Patrulha “Pampeiro” que abordou o empurrador “Rei de Macapá” e sua balsa “Maria Amélia”, nas proximidades do município de Vila do Conde-PA, durante as ações de Patrulha e Inspeção Naval.

blank

Durante a abordagem, foi averiguada falta de escritura da embarcação, ausência de pessoal habilitado, falta de equipamento de navegação exigido, colocando em risco a navegação e a salvaguarda da vida humana. O empurrador e a balsa foram conduzidos até a cidade de Benevides-PA, onde foram notificados, apreendidos e lacrados.

A madeira aguarda a inspeção e avaliação por parte dos órgãos competentes para que seja verificada à regularidade da carga apreendida junto com as embarcações. O Navio-Patrulha “Pampeiro” continua presente na região, cumprindo a Operação Verde Brasil II, em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, prestando apoio aos órgãos estaduais e municipais da região e, em aproveitamento, prestando informações para o combate à pandemia do COVID-19.

Com informações do 4º Distrito Naval

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui