A Operação “Verão” 2023-2024, conduzida pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) sob a égide do Comando do 9º Distrito Naval, tem estabelecido novos parâmetros de segurança e vigilância nas águas da região. Com uma série de ações de fiscalização e segurança do tráfego aquaviário, a operação ressalta a dedicação incansável da Marinha do Brasil (MB) em salvaguardar a integridade dos navegantes e preservar o ecossistema fluvial.

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Fiscalização Intensiva e Resultados Impactantes

Em um período de 38 dias, entre 15 de dezembro e 19 de janeiro, a CFAOC realizou 1.624 abordagens a embarcações nos estados do Acre, Amazonas e Roraima. A meticulosa fiscalização resultou na notificação de 108 embarcações por irregularidades e na apreensão de outras 27, evidenciando o compromisso rigoroso da Marinha com o cumprimento das normas e regulamentos de segurança da navegação.

Conscientização e Prevenção

O Capitão dos Portos da CFAOC, Capitão de Mar e Guerra André Lysâneas Teixeira Carvalhaes, enfatizou a importância de aliar diversão e responsabilidade nas atividades náuticas, especialmente em áreas de intenso lazer como a Área de Proteção Ambiental Tarumã-Ponta Negra, a Praia do Tupé e a Praia da Lua. A redução significativa no número de acidentes é atribuída às ações incisivas de conscientização e fiscalização promovidas pela Capitania e pela MB.

Tecnologia e Segurança: A Ferramenta NAVSEG

A Marinha tem empregado a tecnologia como um aliado estratégico para aprimorar a segurança náutica. O aplicativo NAVSEG, disponível para Android e iPhone (iOS), permite aos navegantes informar seu plano de viagem e compartilhar sua localização em tempo real com a MB. Esse avanço facilita a monitoração das embarcações pela Capitania dos Portos e agiliza o envio de socorro e salvamento, fortalecendo a segurança dos navegantes.

Participação Ativa da Sociedade na Segurança Náutica

A Marinha do Brasil incentiva a participação ativa da sociedade na manutenção da segurança da navegação. Canais de denúncia estão disponíveis para que o público possa relatar irregularidades, garantindo que as águas da Amazônia Ocidental permaneçam seguras para todos. Além disso, o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar) está pronto para responder a emergências marítimas ou fluviais, demonstrando a prontidão e o comprometimento da MB em proteger vidas.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).