A Marinha do Brasil, empenhada na segurança e na conscientização ambiental nas vias fluviais, lançou a “Operação Verão 2023/2024 – Nesse verão conecte-se a uma Navegação Segura”. Neste contexto, a Delegacia Fluvial de Uruguaiana (DelUruguaiana) iniciou sua participação na operação nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, focando suas ações nos municípios de São Borja e Roque Gonzales, ao longo dos rios Uruguai e Icamaquã.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fiscalização e Educação nas Águas

Durante este período inicial, a DelUruguaiana conduziu inspeções navais, abordando um total de 11 embarcações. Dentre estas, quatro foram notificadas por irregularidades que incluem a pilotagem de embarcações por indivíduos não habilitados e a falta de coletes salva-vidas homologados pela Marinha. Estas ações são parte do esforço contínuo da Marinha para reforçar as regras de segurança na navegação e prevenir acidentes.

Duração e Objetivos da Operação Verão

A Operação Verão, prevista para se estender até março de 2024, tem como objetivo principal aumentar a conscientização entre condutores e passageiros sobre as normas essenciais de segurança da navegação e a importância da preservação do meio ambiente marítimo e fluvial. Esta campanha reforça a necessidade de observância às regras e regulamentos marítimos para garantir a segurança de todos nas águas.

Compromisso com a Segurança e o Meio Ambiente

A iniciativa da Marinha do Brasil, através da Delegacia Fluvial de Uruguaiana e outras unidades, reflete o compromisso com a manutenção da segurança nas vias navegáveis do país, bem como com a proteção do meio ambiente aquático. A Operação Verão alia fiscalização rigorosa a esforços educativos, buscando promover uma cultura de responsabilidade e respeito nas atividades marítimas e fluviais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).