Entre os dias 25 e 27 de junho de 2023, um exercício militar de proporções significativas, a Operação “Tempestade na Areia”, recebeu acompanhamento especial do Laboratório de Pesquisa em Ciências do Exercício e Performance (LABOCE), do CEFAN. O exercício, parte do Curso Especial de Comandos Anfíbios (C-Esp-ComAnf), consiste em uma marcha de cerca de 50 km em terreno arenoso na Ilha da Marambaia.

Investigação em prol da performance militar

blank

Essa iniciativa integra o projeto de pesquisa intitulado “Modelagem matemática das variáveis psicofisiológicas e do condicionamento físico em Cursos de Operações Especiais”. Com o objetivo de ampliar a compreensão científica acerca do condicionamento dos militares em situações de extremo esforço físico, os pesquisadores do LABOCE realizaram avaliações detalhadas antes, durante e após a marcha.

Avaliações minuciosas na prática

Antes da marcha, os militares foram avaliados no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav), com foco em aspectos como composição corporal, perfil nutricional e variáveis psicofisiológicas. Durante o exercício, houve monitoramento constante da fisiologia dos participantes, com o intuito de coletar dados sobre como o corpo humano reage em situações de estresse extremo.

Conclusão do exercício e novas descobertas

Após o término da marcha, foi realizada uma nova avaliação no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM), desta vez focando na recuperação pós-esforço e na eficácia dos processos de termorregulação dos militares. Os resultados desta operação trarão importantes contribuições para a formação e preparação de futuros Comandos Anfíbios, contribuindo para a melhoria da eficiência e segurança nestes rigorosos cursos militares.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).