A Brigada de Infantaria Pára-quedista não poupa esforços para manter o alto nível de prontidão e operacionalidade de suas tropas. Ao longo do ano, são realizados diversos treinamentos simulados com essa finalidade. Entre 16 e 23 de junho de 2023, a Brigada realizou a Operação Hórus – PAB GLO, um exercício integrante do Programa de Adestramento Básico (PAB Unidade) da Bda Inf Pqdt. O objetivo central do treinamento foi adestrar as Forças-Tarefas valor Batalhão para o emprego em Operações de Garantia da Lei e da Ordem.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O início da Operação Hórus – PAB GLO

WhatsApp Image 2023 06 19 at 135941

Na sexta-feira, 16 de junho, o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, deu início à operação, emitindo as ordens aos Comandantes das Organizações Aeroterrestres, no Centro de Operações Táticas (COT) da Bda Inf Pqdt. Posteriormente, na segunda-feira, 19 de junho, o comandante percorreu as Organizações aeroterrestres para verificar o apronto operacional das tropas, certificando-se da sua preparação para a operação.

Os desafios e atividades da Operação

WhatsApp Image 2023 06 19 at 145335

Na terça-feira, 20 de junho, a Bda Inf Pqdt se dedicou intensamente às atividades de adestramento de seu efetivo, contando com 1991 militares envolvidos, sendo 1477 das tropas de combate e 514 dos Apoios. Durante o dia, foram realizadas diversas atividades essenciais para garantir a prontidão e a operacionalidade da Bda Inf Pqdt. Entre elas, destaca-se a realização de Operação de Interdição de Área, Operações de Reintegração de Posse, Operações de Busca e Apreensão, Operações de Controle de Distúrbios, Operações de Investimento e Operações de Cerco e Isolamento.

O encerramento da Operação e os preparativos futuros

IMG 2561

No dia 21 de junho, as Forças-Tarefas realizaram o encerramento das oficinas das ações que são executadas durante as Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Nesse mesmo dia, iniciou-se o planejamento para a ocupação das estruturas estratégicas, áreas importantes dentro do contexto social de determinada localidade, com o objetivo de defendê-las contra a ocupação de forças adversas.