O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”, representando a Marinha do Brasil, esteve no porto de Abidjã, Costa do Marfim, entre os dias 4 e 6 de junho, durante a Operação GUINEX IV. A estadia incluiu encontros oficiais e atividades conjuntas que reforçaram a amizade e a colaboração entre os dois países.

Visitas Oficiais e Recepção

Chegada do NPaOc “Apa” a Abidjã

Entre os dias 4 e 6 de junho, o NPaOc “Apa”, subordinado ao Comando do 1º Distrito Naval, atracou no porto de Abidjã, na Costa do Marfim, como parte da Operação GUINEX IV. A chegada do navio marcou o início de uma série de eventos destinados a fortalecer os laços entre as marinhas do Brasil e da Costa do Marfim.

Visita Oficial com Presença de Autoridades Locais e Internacionais

No primeiro dia no porto, foi realizada uma visita oficial a bordo do “Apa”, que contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Marinha da Costa do Marfim, Vice-Almirante N’Guessan Kouamé Célestin, e dos Embaixadores do Brasil, Portugal e Camarões na Costa do Marfim, além de outras autoridades. Essa visita serviu para reforçar a importância da cooperação internacional na manutenção da segurança marítima na região.

Recepção no Quartel General da Marinha da Costa do Marfim

No dia 5 de junho, a comitiva brasileira, composta pelo Embaixador do Brasil na Costa do Marfim, pelo Chefe de Missão Adjunto da Embaixada do Brasil em Abidjã, pelo Comandante do Grupo-Tarefa 100.1 – Operação GUINEX IV e pelo Comandante do NPaOc “Apa”, foi recepcionada pelo Chefe do Estado-Maior da Marinha da Costa do Marfim no Quartel General da Força. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para fortalecer a colaboração entre as marinhas dos dois países.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui