De 17 a 27 de agosto, a Marinha do Brasil (MB) está em ação no litoral e interior dos estados da Bahia e de Sergipe. A operação, batizada de “Choque de Ordem IV”, tem como foco principal a fiscalização das embarcações que realizam o transporte de passageiros e atividades de esporte e recreio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fiscalização Intensificada: Proteção nas Águas

Durante este período, a Marinha intensificará a fiscalização do tráfego aquaviário. Isso envolve abordagens a embarcações com o objetivo de garantir a segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana e o combate aos delitos transfronteiriços e ambientais. Além disso, as equipes estarão de olho nas embarcações que operam nos terminais de passageiros instalados no interior da Baía de Todos os Santos.

Ações Interagências: Parceria pelo Meio Ambiente

A operação não se restringe à Marinha. Haverá ações conjuntas entre a MB, a Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (COPPA-BA) e o ICMBio. Essas ações têm como alvo combater delitos ambientais em diversas localidades no interior da Baía de Todos-os-Santos.

Compromisso com a Segurança e a Consciência

A Operação “Choque de Ordem IV” é mais um capítulo do compromisso da Marinha do Brasil com a segurança de nossas águas. Além disso, a Marinha implementou a Campanha “Travessia Segura”, que visa conscientizar as tripulações e usuários dessa atividade para a importância do cumprimento das regras de segurança da navegação. Essas ações mostram que, além de proteger, é fundamental educar e conscientizar. Afinal, um mar seguro é responsabilidade de todos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).