Operação Cargueiro: Exército Brasileiro reforça segurança em Exercício de Garantia da Lei e da Ordem

A operação, coordenada pelo 7° Regimento de Cavalaria Mecanizado, teve como objetivo o combate a crimes transfronteiriços e a manutenção da soberania e segurança da população

Entre os dias 18 e 21 de junho de 2023, o 7° Regimento de Cavalaria Mecanizado (7º RC Mec), conhecido como “Regimento Brigadeiro Vasco Alves Pereira”, coordenou a Operação Cargueiro. Essa atividade é um exercício de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), uma das missões constitucionais do Exército Brasileiro, visando manter a segurança da população e combater crimes transfronteiriços.

Desenvolvimento da Operação Cargueiro

O exercício foi realizado por meio de Operações Continuadas e contou com a participação dos Pelotões de Operações Especiais (PelOPEs) das unidades da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec). Além disso, contou com o apoio de inspetores da Secretaria de Trânsito e agentes da Polícia Rodoviária Federal de Santana do Livramento. As ações abrangeram Posto de Bloqueio e Controle de Vias (PBCV), Posto de Segurança Estático (PSE), Operação de Busca e Apreensão (OBA), Operação de Controle de Distúrbio (OCD), Patrulhamento Ostensivo e Escolta de Comboios.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Preparando para o Futuro

Este exercício proporcionou um ambiente realista para os militares, permitindo que eles aprimorassem suas habilidades para esse tipo de operação. A Operação Cargueiro teve como objetivo capacitar frações constituídas para atuações em eventuais Operações de GLO futuras, reforçando a segurança e a soberania nacional.

Reconhecimento e Segurança

O Coronel Rafael Polinício Lanza Braga, Comandante do 7º RC Mec, parabenizou a equipe de instrução pelo sucesso no planejamento e condução do exercício. Destacou a organização, dedicação, espírito de corpo, coesão e resiliência dos militares participantes, atributos indispensáveis para a realização de operações militares. Ressaltou também que todos os procedimentos de segurança foram rigorosamente seguidos durante a execução do exercício.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).