
A Marinha, em conjunto com Exército, Força Aérea e 16 órgãos estaduais, federais e agências de segurança pública e ambientais, realizou, no período de 22 de outubro a 2 de novembro, a Operação “Ágata Norte”, nos estados do Pará e Amapá. Durante a operação, foram realizadas ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais, de prevenção, conscientização e combate à Covid-19 e de assistência hospitalar.
Na ocasião, o trabalho interagências resultou na apreensão de drogas, armamentos, minério, madeiras e embarcações ilegais, além de colaborar para aumentar a presença das Forças Armadas e do Estado na região amazônica, dividida em cinco polos de atuação: Santana-Macapá-Oiapoque, Xingu-Jari, Belém-Tocantins, Estreitos e Santarém-Tapajós-Trombetas.

Durante a “Ágata Norte”, também foram executadas atividades complementares à Operação “Verde Brasil II”, com emprego de 4.400 militares, e cerca de 200 meios navais, terrestres e aéreos. O Comando do 4º Distrito Naval, o Comando Militar do Norte e a Ala 9 atuaram com as unidades operativas do Comando de Operações Aeroespaciais, do Comando em Chefe da Esquadra, da Força de Fuzileiros da Esquadra, da 22ª Brigada de Infantaria de Selva e dos Comandos dos 3º e 9º Distritos Navais.
As quase duas semanas de Operação resultaram em: mais de 2.600 embarcações abordadas durante inspeções e patrulhas navais; erradicação e incineração de três mil pés de maconha, em Ipixuna (PA); apreensão de 146 mil toneladas de manganês, em Vila do Conde (PA), de 122 pneus com nota fiscal irregular, em Óbidos (PA), e de 12 armas, 865 munições ilegais e ouro no Amapá; ações simultâneas de defesa de portos em Santarém (PA), Mirituba (PA), Macapá (AP) e Santana (AP); e apreensão de embarcações transportando cerca de 500 toras e 2.500 estacas de madeira sem documentação legal, no Pará.
Ainda durante a Operação “Ágata Norte”, ocorreu pela primeira vez treinamento militar envolvendo Navio da Esquadra, caças e helicópteros da Marinha e Carros Lagarta Anfíbios em ação conjunta em praia ribeirinha, em Outeiro, em Belém (PA). No campo social, foi realizada uma Ação Cívico-Social, em Breves (PA), com mais de 800 atendimentos médicos e odontológicos e 23 mil medicamentos distribuídos gratuitamente.
Fonte: CCSM
Assine nossa Newsletter
Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!
Parabéns Força Aérea Brasileira - 80 Anos em prol da Nação
Ação interministerial inicia a vacinação dos Indígenas da Aldeia Umariuaçu, em Tabatinga, AM
Ministério da Saúde inicia distribuição da vacina contra Covid-19
PRF auxilia na escolta das Vacinas
Homenagem da PRF ao falecimento do irmão de farda Louback
Marinha transporta idosa debilitada em helicóptero para atendimento médico em Corumbá
Dom Orani João Tempesta leva a imagem de São Sebastião aos Fuzileiros Navais
PF investiu R$ 58 milhões em equipamentos para enfrentar os crimes violentos e às facções criminosas