Integrantes da Marinha do Brasil, Guarda Portuária, Polícia Militar Ambiental e Receita Federal se preparam para Operação “Ágata” na Costa Verde (RJ)

A Delegacia da Capitania dos Portos em Itacuruçá (DelItacuruça) participou, no dia 29 de junho, de mais uma etapa da Operação “Ágata 2022”, com a Guarda Portuária da Companhia Docas do Rio de Janeiro, agentes da Polícia Militar Ambiental e da Receita Federal, na área marítima entre os municípios de Itaguaí e Mangaratiba (RJ).

A operação contou com a participação de 38 pessoas, entre agentes e militares. Para a ação conjunta, foram empregadas três embarcações de casco semirrígido (ECSR) e uma moto aquática, com equipes de inspeção naval da DelItacuruça.

Durante a Operação, 47 embarcações foram abordadas e inspecionadas e uma embarcação foi notificada por excesso de velocidade no canal de Itacuruçá; enquanto, por terra, 74 caminhões de carga foram abordados e 60 contêineres foram inspecionados. O tripulante de uma embarcação que realizava atividade de pesca ilegal em área de exclusão foi conduzido pela Polícia Ambiental à Delegacia de Polícia Civil por ter cometido crime ambiental.

As equipes da DelItacuruça inspecionaram embarcações na área marítima da região, com ações de orientação sobre o uso de equipamentos de segurança, de modo a incrementar a mentalidade marítima dos navegantes que trafegavam na área, além de contribuir para a salvaguarda da vida humana no mar, segurança da navegação e prevenção à poluição hídrica proveniente de embarcações.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui