Operação Abrigo pelo Mar reafirma a capacidade da Marinha de atuar em situações de calamidade pública

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Marinha do Brasil mobilizou-se rapidamente para auxiliar a população do litoral Norte do Estado de São Paulo após as fortes chuvas na região. Com o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” e mais de 1.000 militares, a Marinha montou um Hospital de Campanha e equipes móveis de assistência médica para atender os desabrigados na região.

A prontidão da Marinha para atuar em situações de emergência possibilitou que fossem mapeadas as necessidades locais para o melhor emprego das capacidades trazidas pelo navio. Além disso, a capacidade operativa do NAM “Atlântico”, somada ao caráter expedicionário e de pronto emprego do Corpo de Fuzileiros Navais, possibilitou que fossem levados com agilidade equipamentos de engenharia, maquinários e materiais para a prestação do apoio humanitário.

As ações em terra contaram com a atuação de militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Apoio à Defesa Civil, criado em 2011, que atua em situações de catástrofes naturais e acionamentos humanitários. Para a população, o trabalho realizado pela Marinha do Brasil foi fundamental para o restabelecimento da situação na região.

A mobilidade, permanência e versatilidade da Marinha do Brasil contribuíram para o sucesso da Operação “Abrigo pelo Mar”. O emprego do maior navio de guerra da Marinha, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, adaptado para operar em seu interior um Hospital de Campanha com mais de 200 leitos, reafirma a capacidade da Marinha de atuar em situações de calamidade pública.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395