Rio de Janeiro (RJ) No período de 24 a 26 de maio, o Capitão Gabriel de Almeida Bandeira Araújo, da Escola de Instrução Especializada, participou do Estágio de Qualificação em Investigação Criminal, realizado pela Marinha do Brasil.

O evento teve por finalidade a atualização de procedimentos na condução da investigação criminal militar e o nivelamento de conhecimentos relativos ao funcionamento da Justiça Militar. A atividade contou com a presença de juízes, procuradores, promotores e peritos, dentre outras autoridades atuantes na Justiça Militar.

Foram abordados os principais erros dos encarregados de Inquérito Policial Militar (IPM), além da realização de uma demonstração de isolamento de local de crime, a fim de destacar os procedimentos a serem adotados por parte da primeira autoridade a chegar ao local de um crime.

O Capitão Gabriel Bandeira é Instrutor do Curso de Perícia e Investigação Criminal Militar do Exército Brasileiro, realizado pela Escola de Instrução Especializada, sua participação no estágio proporcionou a ampliação de seu vasto conhecimento na área.

O oficial contribuiu, durante a instrução de demonstração de isolamento de local de crime, fazendo alusão às atividades de perícia e investigação criminal militar no âmbito do Exército Brasileiro.

Fonte: EsIE

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui