No dia 23 de junho de 2021, a Escola de Aviação do Exército Francês (École de l’Aviation Légère de l’Armée de Terre – EALAT) concedeu a um representante do Exército Brasileiro um brevê de piloto de helicóptero da Aviação do Exército Francês. O Coronel de Infantaria Marcus Vinicius Soares Guimarães de Oliveira, Oficial de Ligação (O Lig) do Exército Brasileiro junto à Aviação do Exército da República Francesa, recebeu o brevê das mãos do General Pierre Meyer, Comandante da EALAT.

O evento foi realizado respeitando os protocolos em vigor na França, em um ambiente de plena integração e demonstração de laços de amizade. A cooperação entre os exércitos do Brasil e da França permite a troca de experiências em diversos assuntos, como evolução doutrinária, tecnologia, recursos humanos e segurança de voo.

O Coronel Marcus Vinicius passa a ser o piloto número 3598 da Aviation Légère de l’Armée de Terre (ALAT), o que permite ao O Lig do Exército Brasileiro realizar diferentes tipos de voo, treinamentos de emergências e em simuladores, observar tiros e acompanhar as operações aéreas em geral. Tais práticas permitem, em um ambiente de cooperação internacional, colher diversos ensinamentos, que são úteis para o Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).