Rio de Janeiro (RJ) – No período de 1º a 9 de junho, a Capitão Renata Simões Barros Bothona participou do 6º Curso Internacional de Assistência e Proteção para Instrutores, realizado no Instituto de Proteção à População (IPP), localizado na Cidade Lazne Bohdanec, República Tcheca.

O evento foi promovido pela Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e teve por objetivo preparar instrutores para disseminar conhecimentos na área de defesa contra agentes químicos de guerra em seus respectivos países.

A oficial foi convidada para o curso por se destacar em curso online, de mesma natureza, realizado para um universo de profissionais da área de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) de diversos países.

Participaram do evento, como instrutores, profissionais da área de DQBRN da Alemanha, Grécia e Paraguai. O corpo discente foi composto por profissionais da Argélia, Argentina, Bangladesh, Bósnia Herzegovina, Brasil, Guatemala, Quênia, República Tcheca, Tanzânia, Uganda e Zimbábue.

A Capitão Renata Simões é instrutora do Curso de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear realizado na Escola de Instrução Especializada, dessa forma, sua participação no evento proporcionou o enriquecimento de seu vasto conhecimento na área.

Fonte: Escola de Instrução Especializada

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui