O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, acompanhou o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, em uma visita institucional ao Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté (SP), na última quinta-feira (06/09). Atualmente, o CAvEx é comandado pelo General de Brigada Fabio Serpa de Carvalho Lima.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Também participaram do evento o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva e o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, além de demais Oficiais-Generais do Comando-Geral de Apoio (COMGAP).

i2210712575107409Após serem recebidos na Divisão de Aeródromo, as autoridades seguiram para o Hangar do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), onde participaram da formatura e desfile da tropa. Posteriormente, visitaram o Batalhão de Manutenção e Suprimentos da Aviação do Exército (Btl Mnt Sup Av Ex) e a Divisão de Simulação de Voo, finalizando a programação no 1º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx).

“Foi possível ver a importância da interação entre áreas estratégicas, nas quais o COMGAP também atua, desde a infraestrutura dos hangares, até as práticas de manutenção e simulação. Ratifico o quanto essa aproximação é primordial, afinal, juntos somos cada vez mais fortes”, comentou o Tenente-Brigadeiro Farcic.

Para o Diretor-Geral do DCTA, a visita foi uma oportunidade ímpar. “Pudemos conhecer as principais potencialidades da Aviação do Exército, implantadas desde 1986, e que hoje servem como referência em várias áreas que também são de interesse da FAB, principalmente no que tange à simulação de voo e combate de helicópteros. Constatar todo esse desenvolvimento é motivo de muito orgulho e alegria, ainda mais por estarmos juntos aqui no Vale do Paraíba, tão próximos dessa Força irmã que é o Exército Brasileiro”, concluiu o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Fotos:Tenente Carolina Redlich / DCTA

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).