Oficiais da Engenharia Militar do Brasil realizam a passagem da Chefia do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia

Bogotá (Colômbia) – No dia 15 de dezembro de 2022 foi realizada a cerimônia de passagem da Chefia do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO) do Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo ao Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Rômulo Fabiano Pacheco Ravázio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia militar ocorreu nas instalações do Comando de Engenheiros (COING) do Exército Nacional da República da Colômbia e foi presidida pelo Diretor Geral da Secretaria da Junta Interamericana de Defesa (JID), de forma virtual. Participaram, de forma presencial, o Inspetor Delegado de Desminagem da Inspeção Geral das Forças Militares, o Adido de Defesa e Exército do Brasil na Colômbia e autoridades militares das Organizações Militares do Exército Nacional colombiano que atuam nas operações de desminagem no país.

O TC Bispo apresentou suas despedidas agradecendo a confiança e apoio da Junta Interamericana de Defesa (JID) e do Comando Geral das Forças Militares (CGFM) da Colômbia, no contexto do Acordo de Cooperação e Assistência Técnica, bem como a hospitalidade e cordialidade que foi recebido por militares e civis da Nação amiga. Agradeceu, também, ao Comando do Exército do Brasil e ao Departamento de Engenharia e Construção (DEC) pela designação para a missão da Chefia do GATI-CO nos anos 2021-2022, a fim de conduzir a nobre missão de capacitação e assessoramento em temas de Desminagem Humanitária, por uma Colômbia livre de minas e artefatos explosivos improvisados.

Na ocasião, o Secretário Geral da JID agradeceu o profissionalismo e comprometimento do TC BISPO na capacitação dos novos Monitores Nacionais e assessoramento técnico compartilhado com as Organizações Militares e Civis da Colômbia sobre o tema da desminagem humanitária, durante os 02 (dois) anos à frente do Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos. Destacou, ainda, os objetivos plenamente alcançados na condução de 06 Cursos para Monitores Nacionais, 02 Cursos de Gestão de Qualidade e sua contribuição na implementação das Normas Técnicas Colombianas e dos novos Procedimentos Operativos Aprovadosem meio ao contexto desafiador da pandemia de Covid-19.

A atuação dos Assessores Interamericanos do Brasil na Chefia do GATI-CO tem marcado a manutenção e consolidação do Acordo de Cooperação e Assistência Técnica entre a JID e CGFM relativo ao assessoramento técnico e capacitação de pessoal militar das Forças Militares colombianas em Operações de Desminagem Humanitária (DH), firmado em 07 de janeiro de 2015. Além disso, vem contribuindo para o fortalecimento da imagem do Brasil, no contexto da desminagem humanitária em apoio ao povo colombiano.

Foto 1 Foto 2 scaled Foto 3 Foto 4 scaled

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).