Bogotá (Colômbia) – No dia 24 de novembro de 2022, os oficiais da Engenharia do Brasil que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Tenente-Coronel de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, foram condecorados com a Medalha Especial da Junta Interamericana de Defesa (JID) e a Medalha Militar categoria única “Servicios Distinguidos a las Fuerzas Militares de Colombia” do Comando Geral das Forças Militares da Colômbia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os Assessores Interamericanos brasileiros foram agraciados com a Medalha Especial da JID com uma Estrela Dourada pela distinção ao representarem a Junta em missões humanitárias na Colômbia, por um período de dois anos. Além disso, o Comando Geral das Forças Militares da Colômbia concedeu uma das maiores honrarias aos oficiais da Engenharia brasileira como reconhecimento e prêmio pelos relevantes serviços prestados por meio dos assessoramentos técnicos e na capacitação e certificação dos militares colombianos para exercerem a função de Monitor Nacional em Desminagem Humanitária.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor Geral da Secretaria da JID e contou com a presença de representantes do Comando Geral das Forças Militares da Colômbia e de autoridades militares de outros países. Na ocasião, o Diretor Geral da JID agradeceu o apoio do Brasil aos mais de 20 anos pela participação na desminagem pelo mundo e enalteceu a atuação dos militares brasileiros que contribuíram para ampliar a capacidade operacional das Forças Militares colombianas na guerra contra as minas antipessoais e os artefatos explosivos improvisados que tanto afligem a Colômbia.

Os integrantes do GATI que representam a Engenharia Militar brasileira nessa missão sentem-se felizes e orgulhosos em receberem essas condecorações pelo reconhecimento de seus esforços e dedicação em enaltecer, cada vez mais, o nome do Brasil em apoio às missões de paz da Junta Interamericana de Defesa na Colômbia.

Foto 1 1 Foto 2 1 Foto 3 1 Foto 4