Participaram Oficiais-Alunos estrangeiros, dos Cursos de Altos Estudos Militares da EGN e da ECEMAR

A Escola de Guerra Naval (EGN) promoveu, de 4 a 15 de outubro, o Jogo de Guerra para Forças Amigas (JGFAMIGAS), que reuniu Oficiais-Alunos estrangeiros participantes dos Cursos de Altos Estudos Militares da EGN e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR). O JGFAMIGAS é realizado anualmente, no formato de seminário unilateral e tem o objetivo de fomentar o intercâmbio acadêmico e profissional por meio do conhecimento mútuo e da integração entre os Oficiais-Alunos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Jogo também visa promover a cooperação internacional e aumentar as bases para planejamento, análise e solução de problemas envolvendo crises internacionais por meio de emprego de Forças Militares, operando de modo conjunto. Participaram desta edição nove oficiais provenientes da Argentina, Chile, Estados Unidos da América, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).