Os Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2023) tiveram uma semana enriquecedora de estudos em Londres, sob a liderança do Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires. Eles visitaram organizações de destaque, adquirindo perspectivas valiosas sobre geopolítica e segurança marítima.

Palestras Informativas e Debates na IMO

Snapinsta.app 404940704 683493583607619 5252104855097117603 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na Organização Marítima Internacional (IMO), os oficiais assistiram a uma palestra intitulada “IMO: organização, desafios e perspectivas” e debateram com o Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues. Eles também desfrutaram de uma visita guiada, enriquecendo sua compreensão sobre a instituição.

Diálogos Acadêmicos no King’s College

No King’s College London, os alunos do C-PEM se engajaram em duas discussões acadêmicas. O Professor Mauro Bonavita apresentou “The Indo-Pacific Maritime Security Framework”, enquanto o Professor Andrew Lambert discutiu “Strategic Asymmetry: Britain, Russia and geopolitical trends 1700-2023”, abordando a evolução das tendências geopolíticas.

Visões Estratégicas no RUSI e BAE Systems

No Royal United Services Institute (RUSI), os oficiais participaram de palestras sobre a política da Royal Navy e a organização da BAE Systems, obtendo insights sobre as operações e estratégias da Royal Navy e da indústria de defesa britânica.

Relações Diplomáticas e Defesa em Foco na Embaixada

A visita à Embaixada do Brasil no Reino Unido proporcionou uma palestra com o Embaixador Antonio de Aguiar Patriota e discussões sobre as relações diplomáticas Brasil-Reino Unido e a cooperação entre as marinhas dos dois países.

Exploração de Museus Históricos

Finalizando o itinerário educacional, a turma do C-PEM visitou o Imperial War Museum e o National Maritime Museum em Greenwich, explorando a história marítima e militar de maneira interativa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).