Google News

O Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040) foi elaborado com o fim de estipular objetivos e estratégias a serem alcançados em um horizonte de vinte anos (2020 – 2040). No documento são apresentados, ao longo de 5 capítulos, as principais ameaças à sobrevivência e prosperidade brasileiras no mar e águas interiores, bem como conceitos estratégicos e ações a serem empreendidas pela Marinha do Brasil (MB).

Como forma de propiciar o desenvolvimento, os arranjos produtivos locais, ou clusters, são apontados como uma importante estratégia. O Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ) foi criado em 2019, tendo como objetivo estimular a Indústria Naval e de Defesa, entre outros importantes setores, assim como garantir a utilização sustentável de recursos marítimos e o incentivo a inovação tecnológica.

A Associação do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro é uma ferramenta que busca desenvolver a economia do mar no estado, fomentando, assim, o desenvolvimento econômico. Através do modelo Triplo Hélice, a associação promove maior integração e diálogo entre os setores governamentais, acadêmicos e empresariais, garantindo discussões de alto nível e ações que visem o avanço de iniciativas que almejam a prosperidade das comunidades locais.

O PEM pode ser acessado na íntegra através deste link.

Fonte: Cluster Naval

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui