A Ilha das Flores, hoje lar do Museu da Imigração da Ilha das Flores, já foi a principal porta de entrada para imigrantes no Brasil. Desde sua inauguração em 1883 pelo Governo Imperial, mais de um milhão de imigrantes de diversas nacionalidades e etnias passaram pelo local. Atualmente, o museu é mantido através de um convênio entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Marinha do Brasil.
Conhecido também como Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, o museu foi incluído em 2015 no circuito mundial de museus relacionados à imigração. O Primeiro-Tenente Luiz Felipe de Souza Sampaio da Silva, responsável pelo museu, ressalta a importância do local na formação multicultural da sociedade brasileira e o papel da Marinha do Brasil como guardiã dessa história.
Atrações e Atividades
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Os visitantes têm acesso a um roteiro ao ar livre, o “Circuito a Céu Aberto”, onde podem explorar as instalações da antiga hospedaria. Além disso, o espaço “Casa do Intérprete” oferece uma exposição interativa permanente, com vídeos, imagens e documentos sobre as experiências migratórias no local e a história da Ilha das Flores. A entrada é gratuita, e as visitas podem ser agendadas de terça a domingo, das 9h às 17h.
A História da Imigração
Entre 1880 e 1915, cerca de 31 milhões de europeus migraram, buscando um novo lar nas Américas. No Brasil, o governo buscava atrair parte desses imigrantes para colonizar territórios ainda não povoados e fornecer mão de obra para as grandes fazendas de café.
A Hospedaria da Ilha das Flores foi fundamental na política imigratória do governo imperial. Era lá que ocorria o registro, o controle médico e sanitário e o encaminhamento dos imigrantes para seus destinos finais. A estrutura da ilha era bastante avançada para a época, contando até com um sistema para tratamento de dejetos, para evitar a poluição da Baía da Guanabara.
Informações de Serviço
Museu da Imigração da Ilha das Flores
Endereço: Complexo Naval da Ilha das Flores – Tropa de Reforço, Avenida Paiva, s/n – Neves – São Gonçalo – RJ (Saída 318 da Rodovia Niterói-Manilha)
Horário de funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 17h
Telefones: (21) 3707-9504 / (21) 3707-9598
Site: www.miif.org.br
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395