Dia da Bandeira do Brasil

A Bandeira do Brasil, o Pavilhão Nacional, símbolo maior da nacionalidade, materializou, desde o Império, o orgulho do povo brasileiro. Seus filhos sentem-se representados por ela, fortalecidos, energizados e capazes de superar os desafios de um País livre e democrático em construção.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A nossa bandeira, que é a expressão fiel da soberania da Pátria republicana, desponta com destaque no concerto das nações. Esse símbolo, ostentado invictamente desde sua aprovação pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 19 de novembro de 1889, esteve presente nos principais acontecimentos históricos do País, sendo propriamente assídua protagonista.

A alma patriótica nacional, a bandeira do Brasil é sustentada pela agregação de valores individuais de seus cidadãos, enriquecida pela heterogeneidade religiosa e cultural desse povo maravilhoso, encontra na bandeira seu estandarte sagrado e agregador. Vê-la tremular, dos Pampas ao Oiapoque, em momentos marcantes da história mundial, como nos campos de batalha da Itália, assim como estampada nos uniformes dos soldados destacados nas inúmeras Missões de Paz, que fazem parte das Operações Militares das Nações Unidas, enche nossos corações de orgulho e emoção.

Símbolo eloquente de uma brasilidade vitoriosa, encontra nas linhas de Olavo Bilac a expressão de sua existência. “Em teu seio formoso retratas; Este céu de puríssimo azul; A verdura sem par destas matas; E o esplendor do Cruzeiro do Sul”. Assim, imortalizado em prosa e verso, o Pavilhão Nacional é retratado pela beleza das matas, pela riqueza abundante e pelo céu do nosso Brasil.

Os ideais republicanos de “Ordem e Progresso”, que drapejam imponentes sob a força dos ventos, inspiram o Exército Nacional em sua marcha transformadora, cujo Braço Forte projeta seu poder nos mais distantes rincões desse País continental, possibilitando a necessária estabilidade ao seu povo. Ele disponibiliza, também, sua Mão Amiga, ao direcionar suas capacidades para contribuir com a infraestrutura nacional, na construção de estradas e ferrovias; com a paz social, por meio da distribuição emergencial de água no Nordeste; e com a segurança ambiental, nas operações militares desencadeadas para a preservação das nossas florestas.

O Soldado Brasileiro, neste dia, saúda a Bandeira do Brasil, renovando seus votos de louvor, honra e vigília permanente ao Pavilhão Nacional, símbolo maior dessa amada Pátria, “cuja honra, integridade e instituições” serão sempre defendidos com o sangue dos seus filhos.

Viva a Bandeira do Brasil!

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército