Os 573 quilômetros de costa cearense, sendo 34 km deles pertencentes a Fortaleza, se tornaram um novo palco para desenvolvimento econômico sustentável. A Lei Complementar nº 356/2023, aprovada recentemente, deu vida à Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (AdemFor), uma nova estratégia para alavancar o potencial marítimo da região.

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Com a AdemFor, será possível traçar planos, diretrizes e realizar ações voltadas para a Economia do Mar na cidade. Um dos grandes propósitos é a implementação de um plano de Promoção da Cultura Oceânica em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, visando o ensino sobre o oceano desde a educação infantil até o ensino fundamental.

Desenho Estratégico e Articulado

Segundo o Secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão de Fortaleza, João Marcos, a criação da AdemFor servirá para desenhar uma política unificada que abrange as várias ações desenvolvidas no litoral da cidade. Essa nova iniciativa irá “otimizar resultados e traçar novas estratégias que potencializem todas as oportunidades e usos que os 34 km de praia oferecem à Fortaleza.”

Marcos também destacou que a AdemFor permitirá à cidade ter uma gestão pública melhor estruturada, com autonomia para captação de recursos. “O foco é o uso criativo e sustentável dos recursos marinhos e de toda dinâmica ensejada pela orla”, ressaltou.

A Importância da Educação Marítima

Capitão de Mar e Guerra Anderson Pessoa Valença, Capitão dos Portos do Ceará, reforçou a relevância da nova lei na disseminação do conhecimento para a conscientização sobre conservação, restauração e uso sustentável dos oceanos e seus recursos. Essa questão é diretamente ligada à Marinha, devido à significância do mar para o Brasil, com uma área marítima de 5,7 milhões de km², conhecida como ‘Amazônia Azul’.

Essa ‘Amazônia Azul’ é responsável pela produção de mais de 95% do petróleo e 80% do gás natural brasileiro, além de gerir 95% do tráfego do comércio exterior. Diversas iniciativas estão investindo na disseminação da Cultura Oceânica, a compreensão de como o mar afeta a sociedade e vice-versa.

Perspectivas para o Futuro

Com a criação da AdemFor, o estado do Ceará reafirma sua vocação para os esportes náuticos, a cultura da pesca artesanal e o turismo. Jamiro Dias de Oliveira Junior, Presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) do Ceará, destaca que a lei é fruto da vocação do estado, com suas praias, falésias, mangues, ventos constantes e sol durante todo o ano.

Além de Fortaleza, outros oito municípios cearenses, como Acaraú, Camocim, Caucaia, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Fortim e Icapuí, já aprovaram leis semelhantes, reconhecendo a importância de disseminar a Cultura Oceânica para crianças e adolescentes em idade escolar. O futuro parece promissor para a ‘Economia Azul’ no Ceará e no Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).