Núcleo do Centro de Treinamento Fisiológico é inaugurado no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia (RJ)

blank
Inauguração do Centro de Treinamento Fisiológico

No dia 25 de fevereiro, foi inaugurado, nas instalações do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), o Núcleo do Centro de Treinamento Fisiológico do Comando da Força Aeronaval.

O Núcleo, que é resultado da união de esforços entre o CIAAN, o Grupo Aéreo Naval de Manutenção e a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia, é composto por uma Cadeira de Barany (utilizada com o objetivo de simular ilusões de equilíbrio, importantes e relativamente comuns na prática diária do voo militar) e pela Sala de Visão Noturna, onde será possível ministrar instrução com o propósito de explicar o funcionamento do sistema visual e simular condições de baixa luminosidade, além de demonstrar todas as ilusões visuais decorrentes.

Além do treinamento fisiológico, o Núcleo possibilitará o adestramento de tripulações com os Óculos de Visão Noturna, o tratamento de aerocinetose, distúrbio ou condição que se caracteriza pela sensação de náuseas e enjoo em voo, para os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais, bem como o desenvolvimento de pesquisa científica voltada para a medicina aeroespacial.

blank
Apresentação da Cadeira de Barany ao Comandante da Força Aeronaval

A Aviação Naval dá um passo importante rumo ao aperfeiçoamento da capacitação profissional e do preparo dos aeronavegantes para o cumprimento de missões com eficiência e segurança.

Fonte: Marinha do Brasil

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui