Entre os dias 20 e 24 de março, o NAS do Comando do 5º Distrito Naval realizou visitas itinerantes à Delegacia Fluvial de Uruguaiana, à Agência da Capitania dos Portos em Tramandaí e à Capitania Fluvial de Porto Alegre. Essas visitas tiveram como objetivo divulgar os programas e projetos da Assistência Social da Marinha, identificar e atender demandas sociais, e promover a campanha da DASM: “Dependência Química: o melhor remédio é a prevenção”.

Palestras e atendimento aos militares

Durante as visitas, foram realizadas palestras para toda a tripulação. A Encarregada do NAS, Capitão de Corveta (T) Jackeline, apresentou os “Programas e serviços promovidos pelo Núcleo de Assistência Social do Com5ºDN”, enquanto a psicóloga do NAS, Primeiro-Tenente (RM2-T) Susan, abordou a “Conscientização do uso de álcool e outras drogas”. Além das palestras, as oficiais realizaram atendimento aos militares das unidades visitadas que apresentavam demandas psicossociais, fornecendo orientações.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).