O Núcleo de Assistência Social (NAS) da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) realizou uma visita à Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai) no dia 15 de fevereiro, com o objetivo de apresentar o funcionamento do NAS e difundir os programas desenvolvidos não só para os militares, mas também para toda a Família Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Palestra Uso abusivo de alcool e outras drogas o melhor remedio e a prevencao

Durante a visita, foi realizada uma palestra integrante da campanha “Uso abusivo de álcool e outras drogas: o melhor remédio é a prevenção”, que contou com a participação de grande parte da tripulação. A iniciativa faz parte do planejamento anual do NAS, que inclui a realização de visitas às Organizações Militares assistidas, como a Capitania dos Portos de Santa Catarina, a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna e a Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul.

A presença do NAS nas OMs é fundamental para divulgar os serviços disponíveis e proporcionar apoio psicológico, social e financeiro aos militares e seus familiares. O NAS oferece diversos programas, como o Programa de Apoio à Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio (PASMPS), o Programa de Assistência ao Dependente Químico (PADQ), o Programa de Assistência Social (PAS), o Programa de Apoio ao Estudante (PAE) e o Projeto Capacitação Profissional (PCP).

O NAS Itinerante é uma forma de estender a atuação do Núcleo para além dos muros da EAMSC, levando informação e assistência às OMs assistidas e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos militares e seus familiares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).