Estudantes da Escola Cívico-Militar Senador Carlos Alberto de Souza aprendem sobre as ações do Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” recebeu, no dia 21 de outubro, no Terminal Marítimo de Passageiros de Natal (RN), as visitas de estudantes da Escola Municipal Cívico-Militar Senador Carlos Alberto de Souza e de integrantes da Sociedade Amigos da Marinha de Natal (Soamar-Natal).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, no período da manhã, 21 alunos de Ensino Médio, acompanhados de professores da escola, conheceram as instalações do navio, e, no auditório, assistiram a vídeos sobre as atividades exercidas pela Marinha do Brasil. Durante a tarde, 16 membros da Soamar-Natal foram recepcionados por militares do navio, sendo conduzidos, em visita guiada, pelos compartimentos de um dos mais modernos e completos meios navais de pesquisa do Hemisfério Sul.

O NPqHo “Vital de Oliveira” tem a capacidade de mapear dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos, possibilitando um melhor conhecimento das riquezas da Amazônia Azul.

membros da soamar natal sao recepcionados no navio de pesquisa
Membros da Soamar-Natal são recepcionados no Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”

A missão do NPqHo “Vital de Oliveira” é realizar levantamentos hidroceanográficos, coleta de dados ambientais e de apoiar pesquisas científicas em áreas marítimas de interesse, além de executar tarefas afetas aos auxílios à navegação, a fim de contribuir para o cumprimento das atividades relacionadas à Diretoria de Hidrografia e Navegação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).