O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, segue incrementando, desde que suspendeu do Brasil, a qualificação de suas equipes operativas durante a travessia para o continente africano, onde participará do exercício multinacional “Obangame Express 2023”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao longo da comissão, estão sendo realizadas simulações de abordagem a embarcações envolvidas em ilícitos, treinamento de todas as equipes operativas envolvidas nos procedimentos táticos afetos a Patrulha Naval. Em adição, vem ocorrendo ainda treinamento com armas portáteis sobre alvos fixos e rebocados, incluindo o manuseio seguro e procedimentos para a correta realização do tiro a bordo.

A “Obangame Express 2023” ocorreu de 28 de janeiro a 2 de fevereiro e tem como um de seus objetivos potencializar a capacitação e a interoperabilidade das marinhas dos países do Golfo da Guiné frente a ameaças como a pirataria, a pesca ilegal, o tráfico de entorpecentes e o contrabando.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).