NPaOc “Araguari” realiza exercícios com Porta-Helicópteros Anfíbio “Dixmude” da Marinha Nacional da França

blank
NPaOc “Araguari” e PHA “Dixmude” durante exercícios na costa africana

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou, no dia 10 de abril, exercícios de Leap Frog e de Operações Aéreas com o Porta-Helicópteros Anfíbio (PHA) “Dixmude”, da Marinha Nacional da França, por ocasião do regresso do continente Africano, no encerramento da participação do Brasil no exercício multinacional “Obangame Express 2021”.

Durante o exercício de Leap Frog, os navios realizaram aproximação lateral e manutenção do posicionamento, adotando o mesmo rumo e velocidade. Em seguida, o helicóptero orgânico do PHA “Dixmude”, “Alquette III”, efetuou pouso e decolagem a bordo do NPaOc “Araguari”, bem como exercício de Pick-Up, com içamento de cargas leves no convoo do navio.

blank
Helicóptero do PHA “Dixmude” realizou pouso e decolagem no convoo
do NPaOc “Araguari”

Os exercícios objetivaram incrementar o treinamento das equipes operativas de ambos os navios, além de elevar o nível de interoperabilidade entre a Marinha do Brasil e a Marinha Nacional da França, contribuindo para o aumento da segurança marítima do Atlântico Sul frente a ameaças como a pesca ilegal, o tráfico de entorpecentes e o contrabando.

Fonte: Marinha do Brasil

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui