NPaOc Amazonas e o ARA Storni realizam Exercícios Combinados de Busca e Salvamento (SAR), nas proximidades do Rio de Janeiro

Em 17 de fevereiro, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou a Operação “SAREX-2023”, em conjunto com a Armada Argentina, nas proximidades do Rio de Janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com o objetivo de consolidar a eficiência e a interoperabilidade entre os meios SAR (Busca e Salvamento) e os Centros de Coordenação da Marinha do Brasil (Salvamar Brasil – COMPAAz) e da Armada Argentina (Agencia Nacional SAR Maritimo Argentina), o NPaOc “Amazonas” e o ARA Storni conduziram Operações de Socorro e exercícios de Evacuação Médica, utilizando uma aeronave do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego-Geral, subordinado ao Comando da Força Aeronaval.

A “SAREX” ocorreu sob coordenação do Centro Regional de Segurança Marítima (Salvamar Sueste), subordinado ao Comando do 1. Distrito Naval, contribuindo para desenvolver a interoperabilidade na condução e na coordenação de eventos voltados para a salvaguarda da vida humana no mar.

download
Militares do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqDHU-1) durante exercício de Evacuação Aeromédica (EVAM)

A Argentina e o Brasil são signatários do Acordo Hamburgo Search and Rescue (SAR) e, como ambos os países possuem extensa área de responsabilidade SAR, mantêm um estreito vínculo de colaboração.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).