
Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Em 17 de fevereiro, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou a Operação “SAREX-2023”, em conjunto com a Armada Argentina, nas proximidades do Rio de Janeiro.
Com o objetivo de consolidar a eficiência e a interoperabilidade entre os meios SAR (Busca e Salvamento) e os Centros de Coordenação da Marinha do Brasil (Salvamar Brasil – COMPAAz) e da Armada Argentina (Agencia Nacional SAR Maritimo Argentina), o NPaOc “Amazonas” e o ARA Storni conduziram Operações de Socorro e exercícios de Evacuação Médica, utilizando uma aeronave do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego-Geral, subordinado ao Comando da Força Aeronaval.
A “SAREX” ocorreu sob coordenação do Centro Regional de Segurança Marítima (Salvamar Sueste), subordinado ao Comando do 1. Distrito Naval, contribuindo para desenvolver a interoperabilidade na condução e na coordenação de eventos voltados para a salvaguarda da vida humana no mar.

A Argentina e o Brasil são signatários do Acordo Hamburgo Search and Rescue (SAR) e, como ambos os países possuem extensa área de responsabilidade SAR, mantêm um estreito vínculo de colaboração.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395