NPaOc “Amazonas” participa de demonstração operativa com navios das Marinhas integrantes da “Grand African NEMO 2021”

Comandante do 1º Distrito Naval recepciona o Contra-Almirante Benjamin G. Reynolds no NPaOc “Amazonas”

O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, participou, em 9 de novembro, da Demonstração Operativa com navios das Marinhas integrantes da “Grand African Navy Exercise for Maritime Operations (NEMO) 2021”, no Golfo da Guiné.

O exercício é conduzido pela Marinha Nacional Francesa e conta com a participação das Marinhas do Brasil, Estados Unidos da América, Portugal, Itália, Reino Unido e de outros 16 países daquele espaço marítimo. A região do Golfo da Guiné se reveste de especial interesse para o Brasil, pois faz parte do entorno estratégico nacional e tem registrado diversas ocorrências de pirataria, dentro de uma conjuntura de insegurança marítima.

Durante o exercício, os navios realizaram uma parada naval e uma demonstração de ações de combate à pirataria, com o emprego dos navios e das aeronaves e lanchas orgânicas. No NPaOc “Amazonas”, embarcaram 26 oficiais das diversas Marinhas participantes, que acompanharam os exercícios realizados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Comandante do 1° Distrito Naval, Vice-Almirante Eduardo Machado Vazquez, e o Diretor do Quartel-General Marítimo das Forças Navais dos Estados Unidos na Europa-África, Contra-Almirante Benjamin G. Reynolds, estiveram a bordo e visitaram as instalações do navio, além de conhecerem as possibilidades de emprego e suas capacidades operativas, particularmente referente às ações de incremento da segurança marítima no Golfo da Guiné.

Nos últimos anos, o patrulhamento nos espaços marítimos da costa ocidental africana tem se tornado mais atuante, colaborando com o adestramento daquelas Marinhas nas ações de repressão aos ilícitos cometidos, na região estratégica de operação.

O exercício conjunto “Grand African NEMO 2021” tem o propósito de treinar as Marinhas dos países africanos da costa ocidental e central, para o enfrentamento à insegurança marítima da região do Golfo da Guiné, por meio de exercícios de simulação de combate à pesca ilegal, à poluição no mar, à pirataria, ao terrorismo e em proveito de aperfeiçoamento para operações de Busca e Salvamento (SAR).

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui