Google News

O prefeito Dário Saadi batizou a primeira Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) Guarani, que recebeu o nome de Campinas, na manhã desta quinta-feira, 15 de julho, em evento no 28º Batalhão de Infantaria Leve, no Jardim Chapadão. O prefeito quebrou uma garrafa de champanhe decorada com as cores da Bandeira do Brasil no casco da viatura.

O blindado recebeu o nome de Campinas em homenagem ao município-sede da unidade militar. O prefeito estava acompanhado do secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi, e do presidente da Câmara, vereador Zé Carlos.

“Quero agradecer ao Exército por batizar o blindado Guarani com o nome de Campinas. A cidade tem a honra de abrigar importantes unidades do Exército, além de manter uma parceria histórica, que ajudou a impulsionar o desenvolvimento do município. O Exército tem contribuído muito neste momento de enfrentamento da pandemia, com ações de distribuição de alimentos, higienização de locais públicos e auxílio na segurança dos locais de vacinação”, falou Dário.

A VBTP Guarani foi desenvolvida com tecnologia nacional, projetada e fabricada pela Iveco Veículos de Defesa do Brasil. A principal característica dos blindados é o design modular, que permite incorporar diferentes torres, armas, sensores e sistemas de comunicações para o mesmo carro. A viatura é anfíbia, com tração nas seis rodas e proteção antiminas, com capacidade para até 11 tripulantes. Ao todo, a Brigada contará com 126 VBTP Guarani. Os veículos são empregados em terrenos urbanos.

A chegada das viaturas também marca a transformação da 11ª Brigada de Infantaria Leve na 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

O Comandante da Brigada, General Edson Massayuki Hiroshi, explicou que as novas viaturas têm maior capacidade de mobilidade, mais ação de choque e poder de fogo, além de representar uma nova identidade para a tropa. “A tripulação tem que se adaptar à nova tecnologia, criando, assim, uma mentalidade de tropa mecanizada. E esta simbiose do homem com o carro é importante para defesa”, revelou o general.

Mastro

Após o batismo da viatura, as autoridades civis e militares seguiram para a cerimônia de inauguração do Mastro do Forte Anhanguera.

O mastro foi instalado no trecho da Avenida Soldado Passarinho que se liga à Rodovia Anhanguera. Tem 36 metros de altura e possui iluminação na própria haste da bandeira.

O equipamento conta com um sistema moderno de giro, que permite que a bandeira acompanhe a direção geral dos ventos.

Fonte: Notícias de Campinas

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui