O general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva é o novo comandante do Exército do Brasil. Ele tem 62 anos e é considerado como um militar com habilidades políticas e proximidade com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o atual vice-presidente Geraldo Alckmin. Atualmente ele é o comandante militar do Sudeste (responsável por São Paulo) e ele chegou em 2019 ao posto de general de Exército, o mais alto da carreira, passando a integrar o Alto Comando da Força. Ele é visto como uma pessoa que pode ser uma ponte entre o Exército e os políticos e ele tem feito discursos incisivos de defesa da institucionalidade e pedindo o respeito ao resultado das eleições. Ele foi escolhido para o cargo após a demissão do comandante anterior devido a uma crise de confiança após os ataques de 8 de janeiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Carreira militar iniciada em 1975

O general descrito iniciou sua carreira militar em 1975, quando entrou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP), e foi declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria em 1981. Ele teve vários cargos e missões importantes ao longo de sua carreira, incluindo comandar a Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ), comandar o Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília (DF), ser ajudante de ordens do presidente Fernando Henrique Cardoso e Assessor Militar do Brasil junto ao Exército do Equador. Ele também passou por vários batalhões, incluindo o 7º Batalhão de Infantaria Blindado, o 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista e o 33° Batalhão de Infantaria Motorizado.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).