|

Navios-Varredores em Ação: Garantindo a Segurança nas Águas Brasileiras

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No dia 3 de agosto, os Navios-Varredores (NV) “Atalaia” e “Araçatuba”, vinculados ao Comando da Força de Minagem e Varredura, realizaram exercícios vitais de Contramedidas de Minagem na Baía de Todos-os-Santos (BTS). Essas ações são fundamentais para garantir a segurança de nossas águas, evitando possíveis ameaças que possam comprometer a navegação.

Como Funcionam os Exercícios?

Os exercícios envolvem uma série de procedimentos meticulosos. Os navios, em formação, lançam o dispositivo de varredura mecânica WMK-7, uma ferramenta composta por cabos de varredura e tesouras. A principal função deste dispositivo é cortar o cabo de ancoragem das minas de fundeio, fazendo-as emergir e permitindo sua remoção segura.

Uma vez que os navios passam com o dispositivo por uma área específica, essa região é considerada protegida. Para sinalizar essa segurança, boias são lançadas para demarcar o canal varrido, indicando o caminho seguro para outros navios. Os Navios-Varredores assumem o papel de guias, conduzindo a Força Naval pelo canal demarcado, assegurando uma chegada segura ao destino.

Preparação para Missões Futuras

Esses exercícios estão alinhados com a missão da Força de Minagem e Varredura e são cruciais para a preparação de missões importantes no segundo semestre, como as operações TROPICALEX, MINEX e DRAGÃO. Em cada uma dessas operações, os Navios-Varredores desempenham papéis específicos, desde a varredura e demarcação de canais até a garantia de passagem segura para desembarques anfíbios.

Um destaque especial é a operação MINEX, onde ocorrerá o lançamento real de minas submarinas, seguido de uma operação de varredura real. Além disso, a Marinha do Brasil está inovando com o teste de embarcações autônomas e controladas remotamente, marcando um avanço significativo na Guerra de Minas.

A segurança de nossas águas é uma prioridade para a Marinha do Brasil. Através de exercícios e operações como os realizados pelos Navios-Varredores, a Marinha reforça seu compromisso de proteger nossas fronteiras marítimas, garantindo a segurança de todos que navegam em nossas águas.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas