Navios subordinados ao ComGptPatNavNE realizando exercício de tiro

Em 14 de junho, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste realizou um exercício tático de tiro sobre alvo de superfície e manobras táticas. Participaram do evento quatro navios-patrulha: Macau (P-71), Grajaú (P-40), Graúna (P-42) e Goiana (P-43).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivo dos Exercícios de Tiro e Manobras Táticas

Esses exercícios foram conduzidos com o propósito de avaliar o desempenho das equipes a bordo dos navios na realização de tiro sobre alvo de superfície. Além disso, procurou-se aprimorar a capacidade de operação dessas equipes quando empregadas em Grupo-Tarefa, visando manter o elevado grau de preparo dos meios envolvidos.

Responsabilidades do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste

O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste e seus meios subordinados são responsáveis pela salvaguarda da vida humana no mar e pela segurança e controle dos interesses do Brasil na área de jurisdição do Comando do 3° Distrito Naval. Estas ações são de suma importância para a proteção dos direitos e interesses marítimos do país, garantindo a soberania na sua zona econômica exclusiva.

Preparação Contínua para a Proteção Marítima

A constante preparação e os exercícios práticos fortalecem as capacidades das tripulações, aumentando a eficácia e a eficiência dos navios em situações reais. O treinamento permite que o pessoal naval esteja sempre pronto para responder prontamente a qualquer situação, reforçando a segurança marítima na região nordeste do país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).