No coração do Porto de Salvador, dois gigantes do mar chamaram a atenção de todos: a Fragata “Constituição” e o Submarino “Riachuelo”. Estes imponentes meios navais, que são parte crucial da defesa marítima brasileira, abriram suas portas para visitação, proporcionando uma experiência única para os baianos e turistas. Na sexta-feira e sábado, o submarino teve a honra de receber autoridades estaduais e municipais, além de membros da Sociedade Amigos da Marinha e entusiastas dos escoteiros do mar.

Domingo de Casa Cheia

O grande dia de interação com o público foi no domingo (8). Das 9h às 16h, uma verdadeira maratona de visitas tomou conta do porto. Mais de duas mil pessoas formaram filas, ansiosas para embarcar na “Constituição” e admirar o “Riachuelo” a partir do cais. Para muitos, era a chance de uma vida, de estar tão perto e dentro de navios que, geralmente, só são vistos em filmes ou noticiários.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um Momento Histórico para o “Riachuelo”

Este evento marcou um momento especial para o Submarino “Riachuelo”. Foi a primeira vez que ele atracou em um porto que não fosse a Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), seu lar oficial. Já a Fragata “Constituição” não era estranha para os soteropolitanos, pois já havia aberto suas portas para visitação em 24 de setembro, durante a Operação “TROPICALEX”.

A presença desses dois gigantes no Porto de Salvador não foi apenas uma oportunidade de lazer, mas também uma forma de aproximar a população da Marinha Brasileira, mostrando um pouco mais sobre a vida naval e a importância desses meios na defesa do nosso vasto litoral. Com certeza, aqueles que tiveram a chance de visitar guardarão essa experiência na memória por muitos anos.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).