O Porta-helicópteros Multipropósito “Atlântico” realizou, em 22 de outubro, transferência de carga externa para o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, empregando a aeronave SH-16 (Seahawk), subordinada ao 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino, a cerca de 90 quilômetros do litoral da praia de Jericoacoara (CE).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A transferência ocorreu durante a patrulha naval que os dois navios realizavam por ocasião da 4a fase da Operação “Amazônia Azul – Mar limpo é vida”, que tem o propósito de monitorar as áreas oceânicas e litorâneas atingidas pelo criminoso derramamento de óleo que atingiu, no ano de 2019, parcela significativa da Amazônia Azul. Na ocasião, os navios não observaram nenhuma anormalidade na área patrulhada.

aproximacao da aeronave sh 16 seahawk junto ao ndm bahia
Aproximação da aeronave SH-16 (Seahawk) junto ao NDM “Bahia”
para transferência da carga

A Marinha permanece monitorando as Águas Jurisdicionais Brasileiras, por meio do acompanhamento do tráfego marítimo e ação de presença, a fim de identificar qualquer presença de óleo que ameace o meio ambiente marinho.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).