Imagine ter a chance de caminhar pelos corredores de um navio da Marinha do Brasil, sentir a história e o peso da defesa nacional sob seus pés. Pois bem, em Salvador, isso será possível! No próximo dia 7 de setembro, Dia da Independência, a Marinha do Brasil (MB) estará de portas abertas para a população, permitindo a entrada em dois de seus majestosos navios, das 12h às 17h, no Porto de Salvador. E o melhor? Tudo isso será gratuito, com acesso pelo Terminal Marítimo de Salvador Contermas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conhecendo os Gigantes dos Mares

O Navio-Patrulha (NPa) “Guaratuba” e o Navio-Varredor (NV) “Atalaia” estarão esperando por você e sua família. São embarcações fundamentais para a Marinha, especialmente na área de jurisdição do Comando do 2º Distrito Naval (Com2° DN), que atende aos estados da Bahia e Sergipe. Mas não é só isso: durante o Dia da Independência, a Corveta “Caboclo” estará ao largo do Farol da Barra, brilhando em verde e amarelo, rememorando as cores de nossa bandeira.

Missões e Histórias de Defesa da Pátria

O NPa “Guaratuba”, que faz parte da frota desde 1999, atua principalmente em ações de patrulha naval, protegendo nossas águas e garantindo a segurança marítima. Já o Navio-Varredor “Atalaia” tem a crucial função de garantir que nossas águas estejam livres de minas, protegendo portos, terminais e plataformas nacionais. Com 47,2m e construído com madeira e metal especial, o “Atalaia” é uma verdadeira fortaleza flutuante.

Homenagens em Cores e Luzes

Mas não é só nos navios que a celebração acontece. A Marinha vai enfeitar a cidade! Prédios emblemáticos como o Forte Santo Antônio da Barra e o prédio do Comando do 2° Distrito Naval receberão iluminação especial, nas cores azul, verde e amarela, proporcionando um espetáculo visual para todos os soteropolitanos e visitantes.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).